sexta-feira, 9 de abril de 2010

Manual do Paciente - DIABETES MELLITUS

Este material foi elaborado pelos nutricionistas, membros do departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes, biênio 2006/2007, com intuito de informar o público leigo e profssionais de saúde sobre Nutrição e Diabetes.Ao longo de 07 meses serão abordados assuntos diversos sobre nutrição, incluindo recomendações nutricionais, plano alimentar para Diabetes tipo 1 e 2 , situações especiais, dentre outros. Os temas serão os mesmos para pacientes e profssional da saúde, sendo disponibilizados em 2 formatos: fascículo para o portador do Diabetes, com informações básicas,
incluindo ilustrações para melhor fixação das informações e manual do profssional, com texto e indicações de leitura adicional.
 
http://www.diabetes.org.br/livros-e-manuais/549

5 comentários:

  1. ADOREI O BLOG, CONTINUE ASSIM QUE VC IRA LONGE!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa!
    É de nutricionistas como você que a nossa classe precisa!

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. DIABETES
    É uma doença resultante da incapacidade do organismo manter o nível de açúcar no sangue (glicemia ) dentro dos limites normais. Quando não tratados, estes níveis de glicose atingem valores excessivos, causando graves problemas de saúde. Sendo assim, é de grande importância fazer exames para verificar a taxa de açúcar no sangue. Para maiores informações, consulte um medico ou nutricionista. Um dos aspectos mais importantes do tratamento do diabetes é a alimentação. A seguir, algumas orientações e recomendações auxiliarão o diabético a controlar melhor sua taxa de açúcar no sangue.

    RECOMENDAÇÕES GERAIS:
    Distribuir os alimentos em 5 a 6 refeições.
    Preferir os alimentos ricos em fibras como: verduras e legumes crus, frutas com casca e bagaço.
    Não deixar de fazer nenhuma refeição.
    Usar alimentos assados, cozidos ou grelhados.
    Evitar frituras.
    Mastigar bem os alimentos.
    Usar produtos dietéticos com cautela e sob orientação. Ler atentamente os rótulos dos produtos industrializados, verificando se contém açúcar (sacarose, glicose).
    Beber bastante água durante o dia ( cerca de 8 copos /dia ).
    Procurar perder e/ou manter.

    ALIMENTOS DE CONSUMO LIVRE: Alface, acelga, agrião, broto de feijão, repolho, palmito, abobrinha, aipo, chicória, coentro, cebola, cebolinha, salsa, espinafre, hortelã, jiló, couve, couve-flor, pimentão, pepino, rabanete, tomate, maxixe, limão, mostarda, alho, chás como erva-doce, hortelã, capim-santo, camomila.

    ALIMENTOS DE CONSUMO CONTROLADO: Arroz, macarrão, farinhas, batata baroa batata doce, cará, inhame, mandioca, pão, pão integral, torradas, biscoito de sal, cuscuz, pipoca, canjica, pamonha, tapioca (beiju), feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja. Abóbora, cenoura, chuchu, quiabo, vagem, beterraba. Frango, miúdos, ovos, carne bovina e peixes. Leite, queijos, iogurtes, requeijão. Alimentos industrializados. Óleo, margarina, manteiga e azeite. Café.

    ALIMENTOS DE CONSUMO PROIBIDO: Açúcar, rapadura, mel/melado, doces em geral, caldo de cana, balas, bolos, chocolates, refrigerantes, sorvetes, bebidas alcoólicas, biscoitos e pães doces.

    Ana Carolina Godoy Cibrário CRN-3 14833

    ResponderExcluir
  4. O exame mais comum para medir o nível de glicose no sangue chama-se Glicemia de Jejum. É um teste feito através do sangue venoso. O resultado é considerado normal quando a taxa de glicose varia de 70 até 110 mg/dl. Se o resultado ficar em torno de 110 a 125 mg/dl, o indivíduo é portador de glicemia em jejum inapropriada. Assim, torna-se necessário à realização do exame conhecido como “Teste Oral de Tolerância à Glicose”.

    Ocorrendo um resultado igual ou acima de 126 mg/dl, em pelo menos dois exames consecutivos, fica então confirmado o diagnostico de Diabetes Mellitus. Já com uma glicemia superior a 140 mg/dl, mesmo sendo recolhida a qualquer hora do dia, já se confirma o diagnostico do diabetes.

    Teste Oral de Tolerância à Glicose

    Em laboratório médico, a pessoa com suspeitas de diabetes ingere 75g de glicose diluída em água. Após duas horas de espera, é feita a coleta de sangue para medir a taxa de glicose. No caso do resultado apresentar uma glicemia igual ou superior a 200 mg/dl, considera-se o indivíduo como portador de diabetes. Se a glicemia estiver entre 140 e 199mg/dl, então o diagnostico é de intolerância glicídica (pré-diabetes).

    Preparo Especial para o Exame de Glicemia de Jejum

    Para se submeter ao teste, é preciso permanecer em estado de jejum por pelo menos 8h. O que não acontece com o teste aleatório. No entanto, para se preparar à curva glicêmica, outros cuidados serão necessários. Manter uma dieta habitual sem restrição de carboidratos (massas, açúcar, doces), nos três dias antecedentes ao exame. É necessário também manter as seguintes atividades.

    Realizar o exame em período matutino, em estado de jejum entre 8há e 12 horas;

    Interromper qualquer medicação que possa interferir no metabolismo de carboidratos;

    Manter repouso e jamais fumar durante o teste.


    Teste Oral para Gestantes

    É importante que todas as mulheres grávidas acima de 25 anos, não obesas e sem histórico de diabetes na família, sejam testadas. Deve-se realiza-lo entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. Primeiramente, o teste consiste na ingestão oral de uma dose de 50g de glicose. O sangue será colhido nos tempos basal e 60’ (minutos). Os resultados normais são até 80mg/dl e 140mg/dl, respectivamente.

    Resultados superiores a esses valores descritos acima, determinam a realização de novo teste com a ingestão de 75g de glicose, e avaliação da glicemia nos mesmos tempos. Considera-se com Diabetes, as mulheres que apresentem glicemia maior que 126mg/dl, no tempo basal, ou igual ou maior que 200mg/dl.

    VALORES DE GLICEMIA

    Normal: glicemia de jejum entre 70 mg/dl e 99mg/dl e inferior a 140mg/dl 2 horas após sobrecarga de glicose.

    Intolerância à glicose: glicemia de jejum entre 100 a 125mg/dl.

    Diabetes: 2 amostras colhidas em dias diferentes com resultado igual ou acima de 126mg/dl. ou quando a glicemia aleatória (feita a qualquer hora) estiver igual ou acima de 200mg/dl na presença de sintomas.

    Teste de tolerância à glicose aos 120 minutos igual ou acima de 200mg/dl.

    *Bibliografia:* American Diabetes Association. Standards of Medical Care in Diabetes. Diabetes Care 28:suplemento 1, janeiro,2005**

    ResponderExcluir
  5. Qual realmente é a dieta para um paciente de diabetes tipo 01? e do tipo 02? De acordo com a dieta podemos definir tbm os exercicios fisicos?

    ResponderExcluir